en
Fotovoltaica
Renováveis

Energia Fotovoltaica - Os painéis fotovoltaicos geram eletricidade a partir da luz solar que incide nos mesmos, depois, o inversor converte esta corrente contínua em corrente alternada comum de 230V a 50Hz, efetuando posteriormente a ligação à Rede Pública de distribuição de eletricidade.
O sistema fotovoltaico pode ser instalado em qualquer superfície com boa exposição solar.
Para otimizar o rendimento do sistema fotovoltaico, este será adaptado às caraterísticas arquitetónicas do edifício, tanto em telhados inclinados como planos, integrados em fachadas ou em campo aberto.

A Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC) é a produção de energia realizada pelo próprio Consumidor, desde que possua um contrato de fornecimento de energia (Particular ou Empresa), recorrendo para o efeito a um sistema solar fotovoltaico (Painéis solares), que capta a energia da radiação solar e a transforma em eletricidade (de acordo como DL153/2014), aproveitando a mesma para o consumo próprio da instalação, podendo vender o excedente ao distribuidor, à tarifa de mercado.

A Unidade de Pequena Produção (UPP): neste regime o produtor vende a totalidade da energia produzida ao distribuidor, a uma tarifa de referência, calculada com base em ofertas de desconto.

Sistemas autónomos (off-grid)
São várias as tecnologias que nos mais variados locais espalhados pelo mundo, requerem uma fonte de alimentação autónoma ou independente. O principal objetivo é dar resposta às exigências requeridas tais como a fiabilidade, baixo custo de manutenção e compatível com o meio ambiente (energias renováveis).
Em diferentes regiões e um pouco por todo o lado, estes sistemas autónomos podem ser uma alternativa às dificuldades de fazer chegar uma rede pública de distribuição.
Ou em alternativa, face aos crescentes agravamentos no mercado dos custos na compra da energia elétrica aos distribuidores, funcionar como uma solução para, habitações e indústrias, produzirem elas mesmo a sua energia de forma “limpa”, e tornarem-se tão independentes quanto possível do distribuidor de energia.

Estes sistemas autónomos dividem-se normalmente em três grupos:
» Sistemas FV DC (sistemas por módulos fotovoltaicos, com alimentação em corrente contínua);
» Sistemas FV AC (sistemas por módulos fotovoltaicos, com alimentação em corrente alterna);
» Sistemas híbridos (sistemas constituídos por módulos fotovoltaicos e geradores eólicos, por ex.);
 

© 2019 Circuitos. Todos os direitos reservados